segunda-feira, 2 de março de 2015

Banho de Mar a fantasia da Praia do Flamengo de 1954 - Parte II

Com essa onda de praias, com o carnaval em pleno verão, era esperado que, mais cedo ou mais tarde, o mar entrasse no carnaval, ou vice-versa. 

Recorrendo aos escritos do estudioso, pesquisador e para sempre querido amigo Jora Efegê, ficamos sabendo que os banhos de mar a fantasia datam de muito tempo
 

O primeiro foi realizado no dia 7 de Fevereiro de 1880, quando o clube Zazumbal de Niniches promovei o Grande Banho Turco Musical, “dedicado às gentilíssimas banhistas do Boqueirão”, conforme publicou o Jornal do Comércio daquela data.

Durante muitos anos os banhos de mar ocorriam cinco sábados que antecediam o carnaval, realizando-se nas praias de Ramos, Ilha do Governados, Sepetiba e Flamengo. 

Dá década de 1940 em diante, era um dos momentos mais esperados da fase pré-carnavalesca, acontecendo o concurso de blocos cuja final era na Praia do Flamengo. 

As fantasias tinham obrigatoriamente que ser de papel crepom e depois da aclamação do campeão tudo terminava num grande banho coletivo.


Para muita gente o banho de mar a fantasia é uma saudosa referência de uma maneira carioca de brincar o carnaval.


Extraído na íntegra do livro 100 anos de carnaval no Rio de Janeiro de Haroldo Costa

Um pouco do Banho de Mar a fantasia da Praia do Flamengo de 1954.

Imagens obtidas nos arquivos de fotos do extinto jornal carioca Última Hora e pertencentes ao acervo de imagens do Arquivo Público do Estado de São Paulo










Nenhum comentário:

Postar um comentário